Universidade Federal do CEARÁ e Ericsson fazem pesquisas sobre 5G 10/07/2014

Universidade Federal do CEARÁ e Ericsson fazem pesquisas sobre 5G

A Ericsson e a Universidade Federal do Ceará (UFC) estão juntas em projetos de pesquisa em 5G desde 2012, com três projetos em andamento.

Com a proliferação de smartphones e tablets e o aumento da demanda pela qualidade do serviço e da experiência do usuário em ambientes externos e internos, as redes atuais - 3G e 4G - não serão suficientes para atender às necessidades e expectativas futuras do usuário. Somente no primeiro trimestre desse ano, o tráfego de dados móveis excedeu o total do tráfego de dados móveis de 2011.

As previsões são de que de 2013 a 2019, a transmissão de dados móveis em smartphones cresça 10 vezes. Estudos mostram que o 5G não será apenas uma extensão das tecnologias atuais LTE, mas uma família integrada de tecnologias mais complexas. Os principais pontos das pesquisas desenvolvidas pela Ericsson e a UFC serão as novas faixas de espectro (chamadas “ondas milimétricas”, acima de 10 GHz e até 60 GHz ou mais), sistemas com alta densidade de antenas, gerenciamento de interferências, comunicação entre dispositivos, utilização de small cells dentro do conceito de Redes Heterogêneas.

A UFC é representada pelo Grupo de Pesquisa em Telecomunicações Sem Fio (GTEL), um centro de excelência em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para sistemas sem fio, com laboratórios, professores e pesquisadores de classe mundial. Atualmente o grupo conta com aproximadamente 40 pessoas, sendo 8 professores doutores, 24 pesquisadores e 7 engenheiros. A parceria entre a empresa e a universidade se baseia em três pilares: pesquisa, patentes e padronização. Edvaldo Santos, diretor de Inovação da Ericsson, ressalta que a companhia trabalha há 15 anos com a UFC e essa colaboração já resultou em contribuições significativas na geração de conhecimento para exploração e desenvolvimento de novas tecnologias. "A UFC é uma importante parceira da Ericsson na construção da liderança tecnológica em sistemas 5G”, afirma.

Fonte.: http://computerworld.com.br/telecom/2014/07/10/universidade-federal-do-ce-e-ericsson-fazem-pesquisas-sobre-5g/