01/11/2001

UFC e Ericsson do Brasil assinam contrato para o desenvolvimento de tecnologias para sistemas 3G TDM

A parceria entre Ericsson do Brasil e Universidade Federal do Ceará (UFC), objetiva o desenvolvimento de tecnologias abilitadas baseadas em técnicas avançadas de processamento digital de sinal, que, em conjunto com melhorias em outros campos da engenharia de comunicações, permitirão alcançar os objetivos desejados de um mundo de comunicações móveis.
Comunicações móveis estão destinadas a tornarem-se a maior forma de acesso a informação em um futuro próximo. Isto inclue rico conteudo multimídia, conteúdo de Internet interativo para qualquer um, em qualquer lugar e a qualquer hora.O principal desafio tecnológico neste sentido, é prover uma infraestrutura de comunicação robusta e confiável, capaz de prover taxas de bits maiores para um grande número de usuários em diferentes ambientes.
A maioria dos sistemas celulares móveis foram projetatos somente para comunicações de voz. A evolução destes sistemas para a terceira geração de serviços móveis (3G) deverá preservar o máximo possível dos investimentos da atual segunda geração. No Brasil, há cerca de 20 minlhões de assinates de celulares, inde cerca de 70% destes utilizam o padrão ANSI-136 (TDMA), uma das maiores bases de assinantes TDMA fora dos EUA. Disponibilizar um caminho para a migração deste sistema em direção à terceira geração (3G) é claramente importante, não somente de um ponto de vista técnico, mas também econômico e político. O acordo entre Ericsson e UFC será desenvolvido sob este contexto.
A UFC é a maior instituição de ensino superior do estado do Ceará com mais de 20.000 estudantes e 1.000 professores. A cooperação técnica vem sendo desenvolvida dentro do departamento de Teleinformática sob a coordenação do Prof. Francisco Rodrigo P. Cavalcanti. Veja o link "Quem Somos" para maiores detalhes.
A Ericsson é o maior provedor de tecnologias de comunicações, combinando inovação em mobilidade e Internet e criando a nova era da Internet móvel. A Ericsson prover soluções totais cobrindo tudo desde sistemas e aplicações a telefones móveis e outras ferramentas de comunicações. A Ericsson emprega mais de 100.000 pessoas em 140 paises.