01/02/2002

GTEL UFC e Ericsson do Brasil assinam contrato

GTEL-UFC e Ericsson do Brasil assinam contrato para o desenvolvimento de Técnicas de Gerenciamento de Recursos de Rádio para a disponibilização eficiente de Serviços de Comunicação sem-fio de Terceira Geração (3G).
Como uma evolução da cooperação técnica iniciada em 2000 entre Ericsson e UFC, e depois da fundação do Grupo de Pesquisa GTEL, a UFC e a Ericsson do Brasil recentemente firmaram acordo para aumentar o escopo da cooperação técnica para abranger uma faixa mais amplas de estudos em busca de um mundo conectado através de tecnologias sem-fio.
O tópico de Gerenciamento de Recursos de Rádio (RRM) foi identificado como um dos mais críticos para o sucesso de serviços estratégicos sem-fio de Terceira Geração (3G). O alto grau de heterogeneidade em redes sem-fio de Terceira Geração (3G) em termos da mistura de diferentes tipos de serviços e qualidade de serviços requerida demanda estratégias de RRM mais eficientes e complexas.
UFC fornecerá à Ericsson resultados de pesquisa na área de estratégias RRM avançadas combinadas com tecnologias emergentes de processamento espacial para sistemas de terceira geração (3G) como EDGE (Taxas de Dados Avançadas para Evolução Global) e WCDMA (Multiplo Acesso por Divisão de Código de Banda Larga).
GTEL-UFC é o Grupo de Pesquisa em Telecomunicações Sem-Fio da Universidade Federal do Ceará. Ele é parte do Departamento de Engenharia de Teleinformática e fornece serviços de pesquisa, consultoria e cooperação técnica em tecnologias sem-fio, os quais englobam toda a cadeia de desenvolvimento, da concepção da camada física até a avaliação da qualidade de serviço.
UFC é a maior instituição de ensino superior no estado do Ceará, com mais de 20.000 estudantes e 1.000 professores.
Ericsson é líder no mercado de comunicações, combinando inovações em mobilidade e Internet para criar a nova era da Internet móvel. A Ericsson fornece soluções totais cobrindo tudo desde sistemas e aplicções a telefonia móvel e outras ferramentas de comunicações. A Ericsson emprega mais de 100.000 pessoas em mais de 140 países.