01/05/2002

GTEL UFC e Ericsson do Brasil assinam contrato

Técnicas de Gerenciamento de Recursos de Rádio para a disponibilização eficiente de serviços de comunicação sem-fio de terceira geração (3G). A Telecom Italia Mobile - TIM, também participa do projeto.
O tópico de Gerenciamento de Recursos de Rádio (RRM) foi identificado como um dos mais críticos para o sucesso de serviços desenvolvidos de terceira geração (3G). O alto grau de heterogeneidade em redes sem-fio de terceira geração em termos da sua variedade de diferentes tipos de serviços e qualidade requerida de serviços tem demandado estratégias de RRM mais eficientes e complexas. O RRM e o seu impacto na performance de serviços de comunicação sem-fio 3G é o objeto de estudo da nova parceria técnica entre GTEL e Ericsson do Brasil.
O GTEL-UFC fornecerá a Ericsson resultados de pesquisas em estratégias avançadas em RRM combinados com tecnologias emergentes de processamento espacial para sistemas de terceira geração tais como EDGE (Taxas de Dados Avançadas para Evolução Global) e WCDMA (Divisão de Código e Multiplo Acesso de Banda Larga).
Desta vez, um operador de telefonia móvel sem-fio líder de mercado, Telecom Italia Mobile (TIM), também participa do projeto fornecendo dados reais críticos da sua rede para testes dos conceitos desenvolvidos durante a fase de pesquisa. A TIM também espera aplicar algumas das estratégias de RRM nas suas redes GSM/GPRS/EDGE no Brasil.
O GTEL-UFC é o Grupo de Pesquisa em Telecomunicações Sem-Fio da Universidade Federal do Ceará. Ele é parte do Departamento de Engenharia de Teleinformática e disponibiliza serviços de pesquisa, consultoria e cooperação técnica em tecnologias sem-fio, as quais englobam toda a cadeia de desenvolvimento, da concepção da camada física até a avaliação da qualidade de serviço.
A UFC é a maior instituição de ensino superior no estado do Ceará, com mais de 20.000 estudantes e 1.000 professores.
Ericsson é líder no mercado de comunicações, combinando inovações em mobilidade e Internet para criar a nova era da Internet móvel. A Ericsson fornece soluções totais cobrindo tudo desde sistemas e aplicações a telefonia móvel e outras ferramentas de comunicações. A Ericsson emprega mais de 100.000 pessoas em mais de 140 países.