GTEL participa de consórcio Brasil-União Européia 10/09/2015

GTEL participa de consórcio Brasil-União Européia

O GTEL faz parte de um dos consórcios vencedores do edital “3ª Chamada Coordenada Brasil-União Européia em TIC”. O nosso consórcio foi batizado de FUTEBOL (Federated Union of Telecommunications Research Facilities for an EU-Brazil Open laboratory) e inclui ainda, no Brasil, grupos de pesquisa da UFMG, UFES, Unicamp e UFRGS. Na Europa participam, dentre outros, Trinity College (Irlanda), University of Bristol (UK), Instituto de Telecomunicações (Portugal) e Intel (Alemanha). O projeto visa a concepção e implementação de uma plataforma experimental para concepção e testes de tecnologias convergentes wireless-optical. O GTEL é um dos parceiros do consórcio com mais experiência em sistemas sem fio (camadas física e de acesso) e sua participação será, principalmente, na elaboração e acompanhamento de experimentos que validem qualidade de serviço e gestão de espectro compartilhado. O projeto terá duração de 3 anos.