Ministro das comunicações valoriza inovação nas universidades 09/11/2015

Ministro das comunicações valoriza inovação nas universidades

No Ceará, projeto de intercâmbio com empresa sueca vai qualificar serviço de telefonia móvel em todo o país

Fortaleza, 06/11/2015 – "A inovação nas universidades produz um conhecimento fundamental para o desenvolvimento tecnológico do Brasil", destacou o ministro das Comunicações, André Figueiredo, durante a visita, nessa sexta feira (06/11), em Fortaleza (CE), aos laboratórios do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Figueiredo conheceu diversos projetos pesquisados pelos estudantes da área, que ampliam a inclusão do país no cenário mundial de pesquisas para a telefonia celular e a banda larga móvel.

Vinculado ao Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI), o GTEL foi criado no ano 2000 para desenvolver tecnologia em comunicação sem fio, através da pesquisa acadêmica e aplicada, realizada por professores, alunos de graduação e de pós-graduação da UFC. Os trabalhos desenvolvidos visam, através de modelos matemáticos, otimizar o uso da telefonia móvel para, em última análise, baratear custos e tornar o serviço mais confiável e seguro para os usuários, além de integrar as tecnologias atuais, viabilizando sua intercomunicação. "Esse processo contribui para a inclusão digital em larga escala da população brasileira", complementou Figueiredo.

Em recente visita, com a presidente Dilma Rousseff, a uma grande empresa de telecomunicações na Suécia, o ministro foi apresentado a um projeto tecnológico feito em parceria com a universidade cearense. "É um mecanismo que vai contribuir, significativamente, para a melhoria do serviço de telefonia móvel em todo o país. O sucesso de iniciativas como essa integram as prioridades do Ministério", concluiu.

Fonte: www.comunicacoes.gov.br