DEFESA DE DOUTORADO 15/12/2015

DEFESA DE DOUTORADO

No passado dia 15 de Dezembro de 2015, na sala de videoconferência da UFC Virtual, realizou-se a defesa de doutorado do aluno Carlos Filipe M. e Silva, sob orientação do Prof. Rodrigo Cavalcanti e coorientação do Prof. Tarcisio Maciel (ambos da Universidade Federal do Ceará --- UFC). Para além destes últimos, a banca era ainda constituída pelos professores Luiz DaSilva (do Trinity College em Dublin --- TCD, Irlanda), José de Rezende (da Universidade Federal do Rio de Janeiro --- UFRJ) e Yuri Carvalho (da UFC). A tese tinha como titulo: "CONTEMPORARY ELECTROMAGNETIC SPECTRUM REUSE TECHNIQUES: TV WHITE SPACES AND D2D COMMUNICATIONS", sendo que aborda temas para mitigar a escassez do espectro electromagnético. Depois da apresentação, e respondendo às perguntas feitas pela banca, estabeleceu-se uma discussão bastante rica sobre perspectivas de utilização de espectro em sistemas sem fio de quinta geração (5G) e sobre a aplicabilidade dos métodos propostos na prática. A defesa terminou com a aprovação e mais um Doutor para a família do Grupo de Pesquisa em Comunicações Sem Fio --- GTEL.