GTEL/UFC Integra Projeto Brasil-Europa para Criação de Laboratório Aberto de Experimentação 14/04/2016

No passado mês de março iniciou-se o projeto FUTEBOL -- Federated Union of Telecommunications Research Facilities for an EU-Brazil Open Laboratory (União Federativa de Infraestruturas de Pesquisa em Telecomunicações para um Laboratório Aberto União Europeia-Brasil).

O FUTEBOL, terá a duração de três anos, e seu objetivo é criar um laboratório de experimentação para redes sem fio e ópticas, de tal modo que a partir de qualquer ponto do globo terrestre, um pesquisador poderá montar, testar, e monitorar vários aspetos de uma rede sem fio e óptica (isto é, um experimento) sem necessidade de aceder fisicamente aos equipamentos. Será possível, por exemplo, programar uma rede de sensores no Espírito Santo que é controlada por telefones celulares na Finlândia.

Várias universidades e empresas nacionais e internacionais fazem parte do projeto. Além do GTEL/UFC, a equipe conta com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), bem como cientistas da Irlanda, Inglaterra, Portugal, Alemanha e Finlândia, além da DIGITEL e INTEL-Brasil.

O FUTEBOL é um laboratório ideal para realizar pesquisas em novas aplicações de telecomunicação, tais como transmissão de vídeo de alta definição, atuação na melhoria da qualidade de experiência dos usuários, comunicação direta entre dispositivos móveis, veículos autônomos, cidades inteligentes e a chamada "Internet das coisas".

Esta é uma importante oportunidade de cimentar a contribuição brasileira (e em especial do GTEL/UFC) no cenário mundial das telecomunicações.

Mais informações podem ser acessadas no site do projeto FUTEBOL: http://www.ict-futebol.org.br/