Professores do GTEL  recebem prêmio em congresso na Alemanha 08/09/2016

Professores do GTEL recebem prêmio em congresso na Alemanha

Dois professores do GTEL do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) da Universidade Federal do Ceará receberam o prêmio de melhor artigo em conferência internacional ocorrida em agosto na Alemanha. Tratando de sistemas de telecomunicações sem fio, o trabalho foi apresentado no 19th International Conference on OFDM and Frequency Domain Techniques (ICOF 2016).

Com o título Low complexity closed-form solution to semi-blind joint channel and symbol estimation in MIMO-OFDM ("Solução em forma fechada de baixa complexidade para a estimação conjunta de símbolos e canal em sistemas MIMO/FDM", em tradução livre), o artigo é assinado pelos professores André L. F. de Almeida e Walter Cruz Freitas Jr., em parceria com pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e alunos de pós-graduação.

De acordo com o Prof. André de Almeida, o trabalho propõe um método de baixa complexidade para implementação de receptores de telecomunicação sem fio. “Ele oferece um custo computacional baixo em relação às técnicas existentes, podendo ser utilizado, por exemplo, na telefonia celular. E faz isso sem sacrificar o desempenho do sistema e a sua performance”, esclarece o docente.

O trabalho é um desdobramento de outros artigos que já vinham sendo desenvolvidos, em parceria com pesquisadores de universidades da China, e publicados em periódicos internacionais reconhecidos. "É um reconhecimento internacional, através de um congresso da área, desse trabalho que vem sendo realizado", avalia Almeida.

O ICOF 2016 foi realizado nos dias 25 e 26 de agosto, na cidade de Essen, na Alemanha.