DEFESA DE DOUTORADO 13/10/2016

DEFESA DE DOUTORADO

No passado dia 30 de setembro de 2016, na sala de videoconferência do Centro de Tecnologia, realizou-se a defesa de doutorado do aluno Igor Moaco Guerreiro, sob orientação do Prof. Charles Cavalcante da Universidade Federal do Ceará - UFC. Para além do Prof. Charles, a banca era ainda constituída pelos professores Mats Bengtsson (do Royal Institute of Technology em Stockholm - KTH, Suécia, participação via videoconferência), Marcello de Campos (da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), Tarcísio Maciel e André de Almeida (ambos da UFC). Com o título "DISTRIBUTED OPTIMIZATION TECHNIQUES FOR 4G AND BEYOND", a tese aborda o uso de técnicas para coordenação de parâmetros de rede de comunicação sem fio. Depois da apresentação, e respondendo às perguntas feitas pela banca, estabeleceu-se uma discussão bastante rica sobre perspectivas de utilização das técnicas apresentadas em sistemas sem fio de quinta geração (5G) e sobre a aplicabilidade dos métodos propostos na prática. A defesa terminou com a aprovação e mais um Doutor para a família do Grupo de Pesquisa em Comunicações Sem Fio - GTEL.