Sobre o GTEL

GTEL 20 ANOS

2019 marca o ano do 20° aniversário do GTEL. O grupo, especializado em tecnologia de comunicações móveis, tem contribuído com pesquisas para padrões de comunicação sem fio de 3a, 4a e, agora, de 5a geração. Este pequeno clip de video de 2 minutos mostra algumas das atividades rotineiras do grupo, algumas das pessoas que aqui trabalham, infraestrutura e tecnologia envolvidas, e momentos de eventos relevantes passados.

Introdução

A Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL), está inserida no cenário mundial da telefonia celular de última geração e da banda larga móvel, que está permitindo o acesso à Internet em dispositivos móveis e a inclusão digital em larga escala da população brasileira.

Localizado em Fortaleza, estado do Ceará, e vinculado ao Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI), o GTEL foi criado no ano 2000 com a missão de desenvolver tecnologia em comunicação sem fio, através da pesquisa acadêmica e aplicada, realizada por professores, alunos de graduação e de pós-graduação da UFC.Os trabalhos desenvolvidos visam sempre, através de modelos matemáticos, otimizar o uso da telefonia móvel para, em última análise, baratear custos e tornar o serviço mais confiável e seguro para os usuários, além de integrar as tecnologias atuais, viabilizando sua intercomunicação. São reproduzidas e estudadas pelos pesquisadores todas as dificuldades técnicas encontradas no dia-a-dia, como o intenso tráfego de sinais de rádio das grandes cidades e as limitações das tecnologias de rede atuais. A partir daí, são propostas novas soluções. O GTEL é reconhecido oficialmente pela UFC e registrado na base de grupos de pesquisa do CNPq. Sua atuação em pesquisa se dá em consonância com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática (PPGETI), em seus cursos de mestrado e doutorado. Além de ser um laboratório de pesquisa, o GTEL é também um centro executor de projetos de pesquisa e desenvolvimento que atua em parceria com empresas públicas e privadas e instituições de fomento, criando assim um ambiente ao mesmo tempo criativo, inovador e cientificamente produtivo.

Bloco 722 GTEL

Institucional

SOBRE A UFC:

Fundada em 1954, a UFC é a maior instituição de ensino superior do estado do Ceará e uma das mais importantes no Nordeste do Brasil oferecendo dezenas cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) em áreas como saúde, engenharias, ciências básicas e ciências sociais. Está distribuída em diversos campi em Fortaleza e em cidades do interior do estado do Ceará.

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TELEINFORMÁTICA (DETI):

O DETI conta com um corpo de professores doutores com atuação focada em sistemas de telecomunicações e de informática. O DETI oferta cursos de especialização nas linhas de Engenharia de Computação e Telecomunicações. Seu curso de Pós-Graduação (mestrado e doutorado), acreditado pela CAPES, compreende áreas de concentração em Sinais e Sistemas e em Eletromagnetismo Aplicado.

Na linha de pesquisa Sistemas e Redes de Comunicações são desenvolvidas pesquisas em telecomunicações sem fio, com a qual se alinham as atividades de pesquisa do GTEL e respectivos projetos. O DETI está credenciado pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para receber os benefícios da Lei de Informática.

Membros do GTEL

Estrutura & Recursos

O GTEL é composto por dezenas de pesquisadores dentre os quais, professores da UFC, pesquisadores em pós-doutorado, alunos de graduação e pós-graduação e pessoal de apoio técnico-administrativo. As pesquisas do GTEL abrangem toda a cadeia do sistema de comunicação, desde a camada física à aplicação. Além de pesquisa e desenvolvimento, é objetivo do GTEL contribuir para a formação de profissionais tecnicamente qualificados para o setor de TIC (tecnologias da informação e das comunicações) no Brasil. 

O GTEL está localizado em prédio próprio no Campus do Pici, em Fortaleza, no qual existe infraestrutura adequada para desenvolver atividades de projetos de pesquisa e desenvolvimento, notadamente infraestrutura de rede de computadores e acesso a portais dos principais periódicos indexados com texto completo. Em termos de infraestrutura, destaca-se o cluster computacional de alto desempenho que auxilia o trabalho de pesquisa ancorado em simulações computacionais complexas.

 
A estrutura física do GTEL é inspirada em centros de P&D de referência. O ambiente de trabalho é caracterizado pela descontração e flexibilidade em relação a horários, sendo a rotina de trabalho orientada aos resultados.

Sala de desenvolvimento de software

Oportunidades

Já no campo acadêmico, o GTEL não somente oferece a oportunidade para que seus alunos ingressem no campo da produção científica, mas também permite o intercâmbio entre a Universidade e profissionais de outros centros de pesquisa em telefonia móvel no mundo. O contato com outras universidades brasileiras e estrangeiras de excelência no setor de telecomunicações é intenso. Os pesquisadores do GTEL constantemente participam de congressos ou publicam seus trabalhos em periódicos internacionais. O centro mundial de pesquisas da Ericsson em Estocolmo, Suécia, têm, regularmente, recebido alunos de pós-graduação ligados ao GTEL para estágios de curta pesquisa. 

Além dos trabalhos já estabelecidos tanto com o setor produtivo quanto no ambiente acadêmico, o GTEL já inicia sua atuação na pesquisa em torno da quinta geração da telefonia móvel.

“Temos um portfolio de competências nas mais diversas áreas técnicas das comunicações sem fio, de forma que podemos iniciar já a pesquisa em 5G”, afirma Rodrigo Cavalcanti, coordenador do GTEL. Os sistemas de quinta geração prometem taxas de transmissão da ordem vários gigabits por segundo e devem ser implantados a partir de 2020.
 
Interessados em trabalhar na Equipe Técnica do GTEL e realizar pós-graduação em Telecomunicações Sem Fio, enviar link para o respectivo Currículo Lattes (sujeito a avaliação de currículo) para o email: contato@gtel.ufc.br

Pesquisadores do GTEL

Parcerias

Além da contribuição para a sociedade, também existem benefícios para a Universidade e para a comunidade acadêmica. Graças a parcerias estabelecidas com empresas públicas e privadas, o GTEL tornou-se uma excelente oportunidade para a inserção de alunos da Universidade no mercado de trabalho, já que os produtos desenvolvidos pelos pesquisadores serão usados para a concepção, teste e a implantação de novos produtos e serviços criados para os consumidores. Isto pode ser verificado pela variedade de ocupações assumidas pelos egressos do Grupo. O conhecimento gerado nos projetos é tornado público em artigos científicos melhorando os indicadores de produção científica da Universidade. Esta relação de ganhos multilaterais tem caracterizado, por exemplo, a parceria do GTEL com a Ericsson, fabricante mundial de equipamentos de redes de telecomunicações, atualmente voltada para o desenvolvimento do padrão 5G. A multinacional de telecomunicações, é parceira do GTEL desde o seu ano de criação, tendo estabelecido projetos em todas as linhas de pesquisa em que o GTEL atua.

Visita do governador Camilo Santana ao GTEL, dentre outras autoridades como o Reitor Henry Campos e Inácio Arruda da Secretaria da Ciência.