Notícias

Pesquisador do GTEL recebe prêmio CAPES de Tese em 2021

A tese, intitulada “Scheduling Strategies for Multi-Antenna Communications and Dual Connectivity in Wireless Networks”, foi desenvolvida no contexto de projeto de cooperação entre o Grupo de Pesquisa em Telecomunicações O pesquisador Roberto Pinto Antonioli, ex-aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará (PPGETI), é um dos vencedores…
Leia mais

Pesquisador do GTEL Alexandre Matos Pessoa defende sua tese de doutorado

Alexandre Matos Pessoa defendeu recentemente sua tese de doutorado intitulada On Channel Modeling based on Semi-deterministic and Stochastic approaches for 5G and beyond. Alexandre foi orientado pelo professor Dr. F. Rodrigo Cavalcanti (professor da UFC e coordenador do GTEL) e coorientado pelo Dr. Igor Guerreiro (pesquisador principal do programa Ericsson-UFC de pesquisa em comunicações sem fio) e…
Leia mais

Pesquisador do GTEL Roberto Pinto Antonioli defendeu sua tese de doutorado.

No último dia 30 de abril, o pesquisador do GTEL Roberto Pinto Antonioli defendeu  sua tese de doutorado intitulada Scheduling Strategies for Multi-Antenna Communications and Dual Connectivity In Wireless Networks. Roberto foi orientado pelo professor Dr. Tarcisio Maciel (professor da UFC e pesquisador do GTEL) e coorientado pelo professor Dr. Gábor Fodor (professor do KTH-Suécia e…
Leia mais

Visita técnica à Ericsson em sua sede global em Estocolmo

Iniciamos uma visita técnica à Ericsson em sua sede global em Estocolmo. Apresentação e discussão de resultados e próximas etapas da pesquisa 5G . Nossa equipe é formada por 4 doutores altamente competentes: Daniel Araújo, Diego Aguiar Sousa, Igor Guerreiro e Victor Farias Monteiro.

Ericsson confirma ampliação no Brasil e anuncia aporte de R$ 1 bi mirando 5G

Após indicar que um investimento para a ampliação de sua produção no Brasil seria anunciado ainda em 2019, a Ericsson oficializou nesta segunda-feira, 25, a intenção de aportar R$ 1 bilhão no País até 2025 de olho no potencial das redes 5G. A informação foi divulgada pelo presidente da Ericsson Latam Sul, Eduardo Ricotta, em…
Leia mais

Contribuição do GTEL para modelagem de canal sem fio em redes 5G

Um artigo recentemente publicado pelo GTEL, intitulado “A Stochastic Channel Model with Dual Mobility for 5G Massive Networks” (publicado na IEEE Access) propõe um modelo de canal que atende os principais requisitos para simulações em redes 5G. O modelo inclui características relevantes que permitem simulações envolvendo diversos cenários, tais como redes ultra-densas, drones e comunicação…
Leia mais

Engenheiro egresso da UFC é primeiro sul-americano a receber o Inventor of the Year Award, da Ericsson

O engenheiro eletricista Ícaro Leonardo da Silva, egresso da Universidade Federal do Ceará, foi um dos agraciados com o Inventor of the Year Award, concedido pela multinacional Ericsson. Ele é o primeiro sul-americano a ser distinguido com o prêmio criado para reconhecer o talento e o trabalho daqueles cujas inovações tecnológicas enriquecem o portfólio dessa multinacional, líder mundial…
Leia mais

VIII Iracema Business

No próximo dia 22 (5a feira da próxima semana), as 16h30, o GTEL e o LESC irão receber uma das edições do Iracema Business Hour. Trata-se de iniciativa dos setores empresarial, acadêmico e governamental do Ceará, relacionados a TIC e transformação digital. Na oportunidade será feita breve visita aos 2 laboratórios seguida de uma mesa…
Leia mais

Wi-fi do Google? Empresa traz ao Brasil sua internet sem fio gratuita

Em breve, você dará um Google também para acessar a internet no celular. A empresa anunciou nesta quinta-feira (6) a chegada ao Brasil de sua plataforma de wi-fi gratuito, que já funciona em sete países do mundo. Em um evento realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo, a companhia norte-americana anunciou novas funções…
Leia mais