Participação do GTEL no Ericsson Research Day

Professores do GTEL (Grupo de Pesquisa em Telecomunicações Sem Fio) participaram do Ericsson Research Day no Centro de Inovação da Ericsson em Indaiatuba, São Paulo, Brasil. O evento apresentou resultados de projetos de pesquisa como parte das colaborações universitárias mantidas pela Ericsson no Brasil, incluindo o GTEL da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Professor Rodrigo Cavalcanti, coordenador do GTEL, fez uma visão geral da parceria Ericsson-GTEL/UFC, resumindo as atividades em andamento e planejadas em diversos projetos colaborativos.

Os professores da UFC, Igor Guerreiro, Walter Freitas Jr. e Yuri Silva, apresentaram demonstrações e pôsteres sobre o projeto “Tecnologia de Acesso Centrada no Usuário para a Evolução dos Sistemas de Comunicação Sem Fio de Quinta Geração (5G) Rumo ao 6G”, que trata de MIMO distribuído, cobertura aérea para comunicações com drones e sensoriamento baseado em rádio para futuros sistemas 6G. Além disso, o evento contou com apresentações de outras universidades parceiras da Ericsson.

O evento foi prestigiado por líderes de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil e da Suécia, incluindo o Dr. Magnus Frodigh, Vice-Presidente e Chefe de Pesquisa da Ericsson, e o Sr. Edvaldo dos Santos, Vice-Presidente de P&D e Inovação da Ericsson Brasil. Também registramos a presença do Sr. Marcelo Prim, representando a EMBRAPII, que também é parceira de financiamento no projeto mencionado.

Parabenizamos a Ericsson por essa iniciativa e expressamos nossa gratidão pela confiança e parceria que já dura mais de 24 anos!