Participação do GTEL no SBrT 2024

Durante o período de 01 a 04 de outubro de 2024, o GTEL participou de forma expressiva no Simpósio Brasileiro de Telecomunicações (SBRT/24), realizado em Belém-PA. Uma delegação de aproximadamente 15 participantes representou o Grupo, incluindo professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. A delegação foi liderada pelo Prof. Charles Casimiro Cavalcante.

Foram apresentados trabalhos na grande área de comunicações sem fio, abordando temas como Gerência de Interferência, Alocação de Recursos, Múltiplas Antenas, Estimação de Canal, Aplicações Práticas e Internet das Coisas, entre outros. Nossos pesquisadores tiveram a oportunidade de compartilhar os avanços do Grupo em diversas áreas do conhecimento no setor de telecomunicações, além de interagir com os principais pesquisadores do Brasil em temas correlatos.

Um dos mini-cursos do programa oficial do evento foi oferecido por pesquisadores do GTEL. O mini-curso intitulado “User-Centric Distributed MIMO Systems: Resource Allocation, Efficiency and Limitations” foi ministrado pelos professores Walter e Igor, tendo ainda como autores os professores: Rodrigo Cavalcanti, Yuri C. B. Silva e o pesquisador do GTEL, Roberto. Roberto Antonioli

Durante o evento, foram divulgados os resultados da primeira edição do Prêmio de Tese de Doutorado da SBrT (Sociedade Brasileira de Telecomunicações). A tese do pesquisador do GTEL, Gilderlan Tavares de Araújo, intitulada “Tensor-Based Approaches for Channel Estimation in IRS-Assisted MIMO Wireless Communications”, desenvolvida sob a orientação do Prof. André L. F. de Almeida, recebeu menção honrosa. Gilderlan é egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática (PPGETI) da UFC e desenvolveu seu trabalho de tese no contexto da parceria do GTEL com a Ericsson, empresa multinacional líder no setor de telecomunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.