Contribuição do GTEL para modelagem de canal sem fio em redes 5G

Um artigo recentemente publicado pelo GTEL, intitulado “A Stochastic Channel Model with Dual Mobility for 5G Massive Networks” (publicado na IEEE Access) propõe um modelo de canal que atende os principais requisitos para simulações em redes 5G. O modelo inclui características relevantes que permitem simulações envolvendo diversos cenários, tais como redes ultra-densas, drones e comunicação veicular. Mais especificamente, o modelo faz uso do conceito de soma de senóides de modo a permitir consistência espacial e evolução suave da resposta ao impulso do canal ao longo do tempo. Além disso, o canal entre diferentes links que compartilham o mesmo ambiente também apresenta consistência espacial e temporal, mesmo quando ambos os lados do link se movem. Algumas das principais tecnologias 5G, tais como massivo MIMO e elevadas larguras de banda em ondas milimétricas também são suportadas pelo modelo.

O trabalho, conduzido pelo estudante de doutorado Alexandre Matos é o resultado de um esforço colaborativo envolvendo estudantes, professores e pesquisadores vinculados ao GTEL. Apelidado como 5G-StoRM (5G Stochastic Radio channel for dual Mobility), o modelo de canal proposto trará contribuições não somente à comunidade de modelagem de canal, mas também  a pesquisadores envolvidos no desenvolvimento dos sistemas 5G e além.

Para informações adicionais, contactar o principal autor via e-mail alexandrematos@gtel.ufc.br O artigo está disponível no link https://ieeexplore.ieee.org/document/8868161/