A tese, intitulada “Scheduling Strategies for Multi-Antenna Communications and Dual Connectivity in Wireless Networks”, foi desenvolvida no contexto de projeto de cooperação entre o Grupo de Pesquisa em Telecomunicações
O pesquisador Roberto Pinto Antonioli, ex-aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará (PPGETI), é um dos vencedores da edição 2021 do Prêmio CAPES de Tese, na área Engenharias IV. O trabalho premiado elabora e propõe estratégias para tornar mais eficientes os sistemas de transmissão de redes móveis, incluindo a quinta geração (5G).
O resultado oficial foi divulgado no dia 3 de setembro pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Defendida em 2020, a tese é intitulada “Scheduling Strategies For Multi-Antenna Communications And Dual Connectivity In Wireless Networks” (Estratégias de programação para comunicações com várias antenas e conectividade dupla em redes sem fio, em tradução livre). Foi orientada pelo Prof. Tarcisio Ferreira Maciel, da UFC, e coorientada pelo Prof. Gábor Fodor, do KTH Royal Institute of Technology, de Estocolmo, na Suécia.
O trabalho foi desenvolvido no contexto do projeto de cooperação entre o Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL/UFC) e a empresa de telecomunicações Ericsson. Durante o doutorado, Roberto Antonioli cumpriu dois períodos sanduíche na Ericsson Research, na Suécia. A partir dos estudos realizados durante o curso, foram publicados nove artigos em periódicos e depositadas cinco solicitações de patente.
Atualmente, Antonioli segue atuando no PPGETI, agora em atividades de pós-doutorado. Ele participa de pesquisa sobre transceptores e alocação de recursos em redes centradas no usuário, também no âmbito da cooperação GTEL/Ericsson.